• Guilherme Ortiz

VOCÊ ORGANIZA SUA MENTE PARA OBTER CLAREZA?

Há uns meses, um amigo comentou durante uma conversa: “Muitas vezes, as pessoas querem organizar suas vidas tentando começar por assuntos grandes e difíceis como tempo e dinheiro, quando poderiam começar com coisas mais simples, como o próprio guarda-roupa”. No dia seguinte, lá estava eu organizando calças, bermudas, camisetas, separando roupas que já não usava pra poder doar, literalmente fazendo a limpa no meu closet. E adivinha? Isso me ajudou muito!!! Senti um grande alívio mental e um entusiasmo renovado pra poder começar a organizar outras coisas um pouco mais desafiadoras da minha vida.

Tem vezes que precisamos organizar nosso ambiente (o lado de fora) pra nossa mente (o lado de dentro) funcionar com mais clareza. Como eu, por exemplo, que preciso dar uma organizada na casa antes de sentar pra trabalhar. Mas o contrário também é necessário. Tem vezes que precisamos organizar a nossa mente pra conseguir botar tudo em ordem aqui do lado de fora.

Toda vez que percebemos um desafio em nossas vidas, no mesmíssimo segundo é criada, a nível energético, a solução para esse problema. É como se inúmeras soluções ficassem flutuando ao nosso redor como bolhas de sabão. Porém, na maioria das vezes não conseguimos enxergá-las porque nossa mente fica focada no problema e é invadida por centenas de pensamentos de preocupação, medo, angústia e frustração. Com isso, começamos a vibrar uma energia de baixa frequência que nos leva pra bem longe da solução já disponível bem embaixo do nosso nariz. Em outras palavras, isso significa que não estamos na mesma vibração da tão procurada resolução. Quando tentamos organizar ou solucionar as coisas do lado de fora sem organizar o lado de dentro primeiro, não enxergamos com clareza a solução que já está pronta a nossa espera. É como se soprássemos as bolhas de soluções pra bem longe de nós.

Sabe quando você tá se arrumando pra sair e quer muito usar aquela calça preta que te deixa mais magro e vai bem com tudo e começa a ficar desesperado porque não a encontra e tá precisando sair pra jantar com aquela pessoa importante? Você procura em todos os cabides, nas gavetas do guarda-roupa, no varal, na máquina de lavar, no cesto de roupa suja, embaixo do sofá, revira a casa toda e não encontra. Pois é, aí você decide sair com outra roupa porque já não dá mais tempo e você tá com pressa, mas fica odiando todo mundo porque alguém deve ter escondido sua calça. No dia seguinte, quando você já superou o episódio e deu uma relaxada, a primeira coisa com que você se depara quando acorda é a calça preta. Pois é, ela tava bem ali no primeiro cabide do guarda-roupa. A: Ela tomou Doril na noite anterior. B: Alguém tinha escondido e colocou ali de sacanagem. C: Você não percebeu ela ali bem na frente dos seus olhos porque sua mente tava muito bagunçada naquele momento. Exatamente, letra C! Se você tivesse sentado e respirado por um minutinho, sua mente teria se organizado e clareado pra você poder perceber o que já estava ali bem debaixo do seu nariz.

Assim é com tudo! Tudo já tá bem na sua frente, mas você precisa estar com a mente calma, limpa e organizada para poder abrir os olhos e perceber. Tem algumas coisas que gosto de reservar um tempo pra fazer diariamente e que me trazem essa organização mental, e se você gostar da ideia, pode começar a praticar também.

A meditação é sagrada, todos os dias, por alguns minutos, reservo um tempo pra respirar e focar no momento presente. Exercício físico também é algo que me deixa muito presente e com a mente mais aliviada, é incrível perceber como tenho ideias e soluções criativas enquanto tô correndo ou malhando. E uma outra coisinha super simples que limpa a nossa mente é entrar em contato com a natureza, então pode ser que você goste de fazer uma caminhada em meio as árvores ou sentar perto da sua janela pra apreciar o pôr-do-sol. O importante é encontrar um tempinho pra deixar sua mente mais tranquila. Tenho certeza que isso vai te trazer uma lucidez maior, intuição, criatividade e uma atitude mais positiva no dia a dia. Com tudo isso, vai ficar muito mais fácil organizar suas finanças, seus horários, suas tarefas diárias e até seu guarda-roupa.

Posts Em Destaque